Pages of a dream

sexta-feira, setembro 16, 2011

Como resistir às compras online

Já falei aqui da minha situação e de querer poupar dinheiro suficiente para o ano ir estudar em Aveiro, mas tal como toda a gente, estou a ter dificuldade em juntar dinheiro, principalmente porque não tenho emprego e 2º porque sou viciada em compras.
Então, no último mês, com a azáfama de desesperar pela procura de emprego (sou uma pessoa muito nervosa), de poupar uns trocos e vender algumas coisas minhas, pus-me a pensar... Eu sou uma pessoa que faz muitas compras pela net, como vou fazer para poupar se está tudo tão à mão? Decidi dar os conselhos que me têm ajudado nestes últimos meses.

Antes de mais...
Porque compro praticamente tudo na net?
-fica mais barato que comprar em Portugal (mesmo com portes de envio e etc)
-mesmo que não seja um artigo em 1ª mão, sempre se poupam mais uns trocos (principalmente no ebay)
-gosto da ansiedade de receber algo de outro país (estranho não?)

E como irei eu, uma pessoa que adora comprar pela net, ver oportunidades únicas de preço e não comprar?
ok, primeiro que tudo AFASTAR DOS SITES DE VENDA DE ROUPA/ACESSÓRIOS E EBAY, ETC!! é impossível ir dar uma vista de olhos pelas lojinhas online e não encontrar algo que se goste!e depois pensamos "ah está tão baratinho, suponho que não faça muita mossa nas minhas economias..."  = NÃO!! controlo é estritamente necessário! se pensam assim 1 vez, pensam assim 10 vezes e depois não sobra nada no final do mês.

Segundo, arranjem atividades na Internet para ocupar o vosso tempo, se encontrarem algo (um jogo, um chat, ou até as redes sociais) sempre ocupa o vosso tempo no computador e não vos permite ir espreitar os tais sites online com coisas baratinhas. Se forem estudantes, simplesmente adiantem trabalho da escola em vez de fazermos tudo no último minuto ou façam pesquisas interessantes.

Terceiro, em vez de ficarem em casa no computador, porque não saem um pouco e apanham ar? não precisam de gastar dinheiro, simplesmente vão dar um passeio com amigos ou até passar tempo com a família, distraiam-se e acima de tudo mantenham-se afastados do computador e de qualquer shopping com descontos!

Quarto, pense na razão pela qual está a poupar o dinheiro. Penso que acima de tudo, as nossas próprias razões são sempre poderosas o suficiente para nos fazer pensar 2 vezes antes de ir espreitar um par de sapatos novos, seja poupar para os estudos como eu, ou razões superiores. Pense também na situação da nossa economia (isso deprime qualquer um) e lembre-se que esse dinheiro gasto pode mais tarde fazer mais falta do que você pensava.

Quinto, existe sempre alguém que nos ajuda , poderão ser os pais, um(a) namorado(a) ou amigos. Dão-nos palavras de incentivo para continuarmos a lembrar-nos das razões pelas quais começamos a poupar dinheiro.

Se tudo o resto falhar:
admito que sou uma pessoa difícil e por muito que leve a minha própria filosofia em conta, acabo por ir para o ebay espreitar. O que faço quando me deixo ir?
-procuro sempre o mais barato, e como uso paypal não passo de um certo valor estipulado
-compro sempre dentro da União Europeia, evito os portes super caros e as paragens inesperadas na alfândega.
-se quiser mesmo comprar fora da União Europeia, tente não passar dos 20 euros, normalmente quando é algo muito caro a alfândega tem tendência a "parar" a encomenda.

Penso que disse tudo o que me têm ajudado nos últimos meses, e caso me tenha esquecido de algo atualizo o post :)

Sem comentários:

Enviar um comentário