Pages of a dream

segunda-feira, novembro 07, 2011

American History X (1998)

Ontem por volta das 22:00 comecei a ver um filme com o namorado (andamos a preencher uma lista de bons filmes a ver) que tinha o nome de American History X de Tony Kaye e escrito por David McKenna.
Pelo nome pensei que fosse algo super patriótica, e até fui ver numa de "não devo gostar do filme", principalmente quando a imagem começa a preto e branco e já imaginava um filme super antigo e sem piada.
No entanto, assim que chegou a meia hora de filme já estava rendida!
 Sinceramente acabei o filme a chorar e descontentada com o final mas sem dúvida que se tornou um dos meus filmes favoritos e recomendo vivamente que vejam este drama que nos mostra claramente o ódio (ainda hoje existente) entre raças e (possivelmente) uma solução para esse mesmo!


Aviso desde já que mostra material chocante, nudez, violência, e doutrinas pouco aconselháveis a pessoas impressionáveis ou crianças.

Vou deixar aqui uma sinopse que encontrei na net (fiz algumas mudanças para não dar muitos spoilers!) e algumas imagens representativas daquilo que se trata o filme:

"Derek Vinyard, jovem pertencente a uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou por ser baleado por marginais.

Incitado pelo seu ódio aos negros e às minorias, Derek torna-se líder de um grupo nazista, e numa referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento. 
Numa noite Derek ouve o seu irmão a avisá-lo que um negro estava a assaltar o seu carro. Este sai disparado de casa , e mata o assaltante violentamente. Pouco depois chega a policia e prende Derek.
A cadeia muda o seu pensamento por completo e quando sai, este explica ao seu irmão mais novo, Danny, que os negros são uma raça como qualquer outra. No entanto, durante o tempo em que seu irmão estava preso, Danny alimentou dentro de si um ódio ainda maior que o leva a destruição."


 Espero que esta sinopse e as imagens não tenham dado nada de spoilers, e que se decidirem ver este fantástico filme, que apreciem! e levem lenços, porque no final bem vão precisar T_T

3 comentários:

  1. Devias ter respondido à tua professora se ela não anda de rabo tremido...
    É uma falta de empatia, para quem trabalha diariamente com as pessoas... *

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Recomendo mesmo que veja, fiquei surpreendida com o filme :)

    ResponderEliminar